NÚCLEO INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

CURSO GESTAÇÃO PSICOASSISTIDA

"A ESCUTA DOS BEBÊS"

Quando falamos tratamentos psicanalíticos em bebês em idade pré-verbal, a maioria de nós nem imagina que até os recém-nascidos podem se beneficiar de tais trabalhos, mas, para nossa surpresa, eles são os personagens principais de estudos e práticas realizadas por Myriam Szejer na maternidade Béclère, na França.
Szejer (1999) nos mostrou com seus estudos psicanalíticos, que é possível se comunicar, interagir e porque não intervir, em bebês ainda na maternidade, que acabaram de sair do ventre de suas mães. Ela nos mostra evidências do quanto “(…) o recém-nascido é uma pessoa, do quanto ele é um ser de comunicação, do quanto necessita ser compreendido e que esta compreensão possa ser expressa através da palavra – da palavra verdadeira – porque se refere ao real conteúdo e significado de seu sofrimento”.
Ela vê o bebê como um ser desejante, afinal, o simples fato de ele ter nascido já demonstra um forte desejo pela vida. Acredita também que o bebê possui uma linguagem própria, que nos entende e se comunica conosco de forma diferente da linguagem que utilizamos. A função do psicanalista é escutar e tentar entender o bebê, sua mãe e seu pai.
Olhar, literalmente, ambos, e deixar ser olhado. Fazer parte, nesse momento, dessa relação que se encontra em desajuste e assim, inserido nela, fazer com que cada um ocupe seu lugar e se implique para que o desenvolvimento de todos se dê da forma mais saudável possível.
O desenvolvimento é de todos, e não só do bebê, afinal, a mãe está desenvolvendo uma forma de ser mãe, o pai, desenvolvendo um ser pai, e o bebê, chegado agora a esse mundo, desenvolvendo uma forma de ser sujeito e filho ao mesmo tempo. A voz do outro, da mãe especialmente, media o toque dela com a criança.
É por ela que o bebê é simbolizado no outro, e adquire um status simbólico não sendo só apenas um corpo. “A voz é essa cesura significante mais apta a levá-lo à vida do que o corte do cordão umbilical. Ela é o que nomeia, distingue e celebra o corpo da criança”.

CRONOGRAMA 2º SEMESTRE 2024

GESTAÇÃO PSICOASSISTIDA

- O Poder da Palavra
- Mulheres e a Gestação (Emoção x Dia Real)
- Limites / Desejos
- Fases: Oral / Anal / Fálica
- Teoria das Pulsões: Inversão. Mãe pulsa vida e destruição. Como cortar a pulsão de morte.
- Conflito psíquico na gravidez (desejo e recalque)

- Mãe Simbiótica
- Mulher e Gravidez
- Pai; Sonhos
- Família e a Gestação
- Sintomas Mãe (Oral/Anal)
- Papel do Psicoembriólogo
- Aparelho Psíquico do Pai
- Françoise Dolto Depressão
- Síndrome Down e Autismo
- Foco Psíquico: - 1º;2º e 3º Trimestre de gestação
- Fases do Desenvolvimento Libidinal
- Profissões
- Pai / Mãe

- Mandala
-Vivências
- Vacina Psíquica
- Ligação Psíquica
- Gravidez Gemelar
- Ambivalência
- Psiquismo Fetal
- Gestação Gemelar
- Inveja Materna
- Escolha do Nome : 1º Arquétipo “Afeto Paterno”
- Arquétipo Feminino
- Visualização

- Orientação de Atendimento
- Visualização Gestante
- Anamnese
- O que é maternidade?
- História Social da Criança e da Família
- Mito Materno
- Mãe para Freud
- Complexo Materno
- Leonardo da Vinci Mãe
- A Grande Mãe
- Amamentação Vínculo Afetivo
- Desmame
- Alimentação
- 1º e 2º “Cortes” na Vida do Bebê
- Compensações Afetivas
- Orientação para o atendimento das gestantes
- Visualização da Gestante

- Escolha do Nome dos Bebês
- Os Deuses que Habitam em nós
- Teste dos Deuses e Deusas da Mitologia
- Mãe para Jung
- Mãe Outra Face do Feminino
- Mãe Anima/ Animus
- Cura da Alma
-Visualização

- Memória Celular
- Pais Encouraçados
- Medos da Gestante
- Adoção
- Traumas = Inconsciente
- “A Vida Antes do Nascimento” Doenças Físicas e Mentais
- Parto: Tipos de parto
-Visualização do Parto
- Cordão Umbilical: Funções/ Propriedades Físicas e Energéticas
- Assaduras
- Alergias do bebê
- Alergia do Leite Materno
- Visualização

- Baby Blues
- Pai Depressão
- Dinâmica: Pai / Mãe
- Melaine Klein / Freud
- Melaine Klein Teoria para Psicoembriologia
- Trabalho com o bebê (Intervenção da Psicoembriologia)
- Expressões do bebê
- Retorno ao atendimento após o nascimento – Bebê / Mãe / Pai
- Visualização

- Reflexos Primitivos
- O “Colo”
- O “Choro”
- O “Olhar”: Exercício / Teste
- Formação do rosto
- Simbolismo Corporal
- O que a criança diz sem palavras
- Massagem nos bebês: Pés (Reflexologia)
- Shantala
- Teoria Winnicott Aplicada a Psicoembriologia
- Visualização

Aula híbrida
(Presencial Guarulhos/on-line)
Fechamento do curso

Em Breve!

Em Breve!

Psicanalista

Claudia Andriolli

Informações

*Psicanalista e Psicoembrióloga pelo Instituto Brasileiro de Ciências da Psicanálise
* Psicanalista Didata ministrando aulas das teorias Melaine Klein e Estruturas Psíquicas
*Coordenação de Grupos Didáticos no Curso de Psicanálise
*Coordenação de Terapia em Grupo
*Coordenação de Grupos de Visualização Criativa
*Supervisão de Casos Psicanalíticos
*Facilitadora em Educação e Terapia Sistêmica pelo IDESV – (Bert Hellinger)
– Ministrar Palestras e Dinâmicas através das Leis Sistêmicas, ampliando a visão das
situações que cruzam o universo da criança/jovem de forma a facilitar o processo ensinoaprendizagem e harmonizar as relações no ambiente escola-família-sociedade.
* Especialização Educação em Valores Humanos
* Formação inicial em Psicologia e Pedagogia, com pós-graduação em Educação pela
PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Faculdades Integradas Campos Sales
* Experiência por mais de 30 anos como educadora de crianças, adolescentes e adultos com enfoque especial em alfabetização e desenvolvimento de necessidades especiais.
* Terapeuta Holística (CRT 48602) – Especialização Florais de Bach, Aromaterapia,
Cromoterapia e Fitoterapia.– Instituto Edward Bach /
Mona´s Flower

Evento
Certificado

100%Online

Das 20h às 22h

Satisfação Garantida

Público

Em até 12x no Mercado Pago
1.100
00
  • 9 Módulos
  • Desconto exclusivo
  • Grupo Whatsapp
  • Certificado de conclusão

Alunos

Chamar no WhatsApp
Preço especial
  • 9 Módulos
  • Desconto exclusivo
  • Grupo Whatsapp
  • Certificado de conclusão

Faça sua pré-inscrição agora!

Vagas limitadas!