A psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem. Isso porque o seu objeto central de estudo está estruturado em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos. Na intervenção psicopedagógica o procedimento adotado visa interferir no processo, com o objetivo de compreendê-lo, explicitá-lo ou corrigi-lo, introduzindo novos elementos para o paciente, quebrando o padrão e as dificuldades anteriores gradativamente, aprimorando suas habilidades e superando seus déficits de aprendizagem.
O psicopedagogo tem como objetivo investigar o processo de aprendizagem do indivíduo visando compreender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado em crianças, jovens e adultos.
Refletindo sobre a estrutura cognitiva, afetiva e social do aluno com déficit de atenção, os processos de desenvolvimento e os caminhos da aprendizagem, entendendo o aluno de forma individual e interdisciplinar, buscando apoio em diversas áreas do conhecimento, analisando a aprendizagem no contexto escolar, familiar e no aspecto afetivo, cognitivo e biológico.
Neste processo incluem, entrevistas com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, análise do material escolar, aplicação de diferentes atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas.
Visando a prevenção de sintomas relacionados aos sentimentos de “não aprender” e embasado no estudo da origem das dificuldades de aprendizagem, a psicopedagogia visa o desenvolvimento de atividades que estimulam as funções cognitivas, abordando simultaneamente as questões afetivas e sociais do paciente.
Sendo assim, o atendimento psicopedagógico, serve para todo aquele que apresenta dificuldades de aprendizagem na escola ou em contextos que necessitem de habilidades específicas como leitura-escrita, atenção e concentração, matemática; além daqueles que já realizaram o diagnóstico psicoeducacional e foram encaminhados para atendimento psicopedagógico e/ou psicológico.
Deste modo, a intervenção psicopedagógica contribui para a construção da autonomia e independência por meio da relação com o saber/aprender.
Esse procedimento busca transmitir padrões, valores e normas de conduta que possam garantir uma vida em grupo saudável, participação social e o pleno desenvolvimento das potencialidades.
Psicopedagogia Clínica
Nossos horários de atendimento são de segunda à sexta, das 8h às 21h e aos sábados, das 8h às 13h.
Os profissionais da RNA Clinica e escola de psicanálise estão comprometidos com a ética, o sigilo e respeito profissional.