NÚCLEO INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

CURSO DE EXTENSÃO

ATENDIMENTO PSICANALÍTICO COM CRIANÇAS

A extensão voltada para o ATENDIMENTO PSICANALÍTICO COM CRIANÇAS se propõe a fazer um percurso teórico/clínico pensando nas mais recentes demandas clínicas do universo infantil, apresentando a base para que o profissional venha a acolher, escutar e intervir nos mais diversos sofrimentos de crianças.

OBJETIVO

Proporcionar as bases para o profissional da área de Saúde Mental atuar a partir dos Fundamentos da Psicanálise com Crianças

CRONOGRAMA 2024/25

Aula 1

O desenvolvimento psicossexual

A constituição do sujeito

Contribuições de Melanie Klein

-Breve Biografia
-Teoria das Posições
– Mecanismos de Defesa
– Fantasias Inconscientes
* A existência de um complexo de Édipo precoce
* A existência de uma forma arcaica de superego
* A possibilidade de existência de uma transferência na análise de uma criança por mais jovem que seja, desde a primeira sessão

Contribuições de Winnicott

-Quem foi Winnicott?
-O desenvolvimento humano desde a primeira infância
-O bebê e o narcisismo primário
– O surgimento da criatividade

Módulo: Ferenczi e o acolhimento da criança

– Ferenczi e o desenvolvimento infantil (I)
– Anamnese com os pais
– A autenticidade da criança
– A criança e seu ambiente

Módulo: Ferenczi Confusão de língua entre adultos e crianças

– Ferenczi e o desenvolvimento infantil (II)
– A criança falando do seu mundo
– Diferente linguagens: ternura e paixão
– Evitando traumas infantis
– Quem é o analista da criança?

Estados psicóticos em crianças

-Causas ou motivações em psicopatologia psicanalítica
-Quem é a criança psicótica
-Estudiosos do tema das psicoses
-A psicoterapia dos estados psicóticos
-Manutenção do setting analítico
-Papel do terapeuta
-Dor mental, desamparo, onipotência, cisão

Estrutura e Desafios no atendimento infantil

– Primeiro tempo (Análises preliminares)
– Segundo tempo (hipótese inicial através da ludoterapia)
-Terceiro tempo (validação da hipóte4se, início dos atos analíticos)
– O lugar dos pais (Maud Mannoni, Anna Freud, Klein, Lacan e Dolto.
– identificando as defesas
– Propostas de intervenções
– Encerrando a sessão de uma criança difícil
– Condições essenciais do analista de crianças

O Jogo , o desenho e o brincar

– Ludoterapia x tempo de análise
– Ludoterapia origem conceito
– Ludoterapia x vertente psicanalítica
– Tipos de brinquedos
– Pontos essenciais da Ludoterapia
– Análise dos desenhos infantis

Técnica Sandplay- Caixa de areia

A criança e o setting analítico e especificidades da clínica

– Da impossibilidade de uma clínica de crianças em Freud;
– Ana Freud e a reprodução da cena familiar;
– Klein e o brincar terapêutico;
– Winnicott e as contribuições para relação do cuidador-bebe;
– Da observação de bebês ao brincar terapêutico;

O lugar dos pais

– O inconsciente compartilhado da família;
– Projeções fantasmáticas parentais;
– A criança como sujeito portador da neurose familiar;
– A implicação participativa dos pais na psicoterapia infantil;
– Liames e pactos estabelecidos entre os pais e o filho;
– Orientação psicanalítica dos pais;
– Escuta parental: falando “no lugar de”.

Evento
Certificado

Online

Das 20H às 22H

Satisfação
Garantida

A quem se destina:

Psicanalistas, estudantes e público em geral .

Público

Em até 12x no Mercado Pago
R$ 990,00
  • 12 Módulos
  • Desconto exclusivo
  • Grupo Whatsapp
  • Certificado de conclusão

Alunos

Chamar no WhatsApp
Alunos RNA
  • 12 Módulos
  • Desconto exclusivo
  • Grupo Whatsapp
  • Certificado de conclusão